1ª Edição

 

 

 

 

1ª Edição do Prémio Best Ideas in Healthcare

 

 

 

Banner Entrega do Prémio

 

 

 

 

 

 

 

Ideia Vencedora

 

 

A Dioscope é uma plataforma colaborativa no-code, onde cada equipa clínica pode criar o seu próprio sistema de apoio à decisão, com protocolos de atuação adaptados à respetiva realidade. Trata-se de um sistema que utiliza algoritmos clínicos, baseados nas características de cada doente, sendo capaz de ponderar determinantes clínicos e não-clínicos de cada Hospital ou Centro de Saúde. Uma abordagem em rede, transversal a todas as instituições que queiram utilizar o mesmo software de apoio à decisão, sem que tenham de o desenvolver de raiz. O remate final é dado pelo chatbot, funcionalidade que suporta a interação com as equipas clínicas, pois é através dele que o algoritmo comunica com o médico, facultando-lhe, de forma automática (após ponderação), as melhores recomendações sobre diagnósticos e tratamentos.

 
Na qualidade de ideia vencedora, a Dioscope – Plataforma de Apoio à Decisão Clínica arrecadou um prémio no valor de 7.500€ e ainda uma bolsa de horas em consultoria, garantidos pela Tecnológica NTT DATA Portugal.

A cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 11 de novembro de 2022, em Braga, durante o 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos e estiveram presentes alguns elementos da equipa vencedora, nomeadamente, o fundador e médico interno de dermatologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Tomás Pessoa e Costa, e o chief strategy officer da Dioscope, Francisco Goiana da Silva, que receberam o galardão pela mão do então Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

A par com a ideia vencedora, o júri da iniciativa elegeu mais 9 ideias com relevância clínica e exequibilidade tecnológica, formando assim um conjunto de 10 ideias (TOP10) que foram também elas distinguidas.

 

 

 

 

Testemunho do Miguel Peliteiro.

 

 

 

Júri Best Ideas

 

 

 

 

rodapé azul com Logo da Ordem dos Médicos

 

Ⓒ2024 NTTDATA